13 de out. de 2010

Construção de Torres para Radioamadores


O amigo Rafael de Itupeva – PU2SEA – me pediu um projeto de uma torre de telecomunicação para instalar em sua casa, melhorando assim a sua condição de TX e RX. O relógio do tempo como sempre só tem ponteiros que andam para frente e não consegui tempo para naquela época juntar tudo e encaminhar a ele, pois bem, fica o Blog então encarregado desta missão, disponibilizar ao amigo este material, além de servir a outros que possam se interessar.

É claro que antes disto vamos conversar um pouco sobre a implantação de uma torre de comunicação, neste papo vamos identificar se de fato você precisa de uma torre em sua estação, ou se é melhor investir em outra coisa, talvez uma casa nova...

Antes de seguir mais a frente, gostaria de deixar claro que não fabrico e não entendo de antenas para RF, quando preciso vou ao amigo Marcos - PY2JV  - em Jundiaí, aconselho o mesmo a vocês, aqui falarei somente de torres.

A pergunta inicial e básica é uma só, qual solução a pretendida torre trará para você? Solução sim, pois deve vir para resolver um problema de transmissão ou recepção, colocando a sua antena acima de obstáculo e dentro da faixa visual de seus objetivos.

Vamos entender melhor, o conceito pode parecer complicado mas não é, supondo que o exemplo que dou abaixo é sobre um terreno plano, todos os prédios estão no mesmo nível do terreno. Queremos que o QTH1 fale diretamente com o QTH2 com sinal 100%. Vamos olhar a figura 1:

Neste caso o obstáculo em questão é um prédio com 50 metros de altura, nossa dificuldade na verdade não é esta e sim as distâncias X (entre o QTH1 e o predio) e Y (entre o predio e o QTH2). As imagens abaixo exemplificam os resultados:

 Com esta altura de obstáculo e 30 metros de distância entre eles, não é possível uma comunicação por linha direta.

 Se uma torre de 60 metros for colocada no QTH1 irá sobrepor o obstáculo, mas o sinal emitido não alcançará diretamente o QTH2. Resolveria se tivesse também outra torre no QTH2.
 Uma outra visão é ter os mesmo elementos, porém com as medidas X e Y acima de 200 metros, voce obterá um sinal direto.

 E a ultima visão que apresente nesta imagem é o QTH2 estar em nivel de terreno superior ao obstáculo formado pelo prédio, aqui sim uma torre resolvieria o seu problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário