28 de abr de 2011

Que onda é esta? – Parte 2

Agora que já sabemos “quase tudo” sobre as ondas, suas fontes, formas, reflexões e etc, vamos analisar rapidamente os meios irradiantes, as ANTENAS!
Uma  ANTENA é um condutor, ou sistema de condutores que irradia ou recebe energia na forma de ondas eletromagnéticas. HERTZ (meia-onda) e MARCONI (quarto-de-onda) são as duas classificações básicas para antenas.
RECIPROCIDADE de antenas significa que as várias propriedades da antena aplicam-se igualmente para transmitir e receber sinais.
clip_image001
RESISTÊNCIA DE IRRADIAÇÃO é a quantidade de resistência que, se colocada no lugar da antena, vai consumir a mesma quantidade de potência efetivamente irradiada pela antena.
PADRÕES DE IRRADIAÇÃO podem ser delineados em um gráfico de coordenadas retangulares ou polares. Esses padrões são as medições da energia deixando uma antena.
clip_image002
Um IRRADIADOR ISOTRÓPICO irradia energia igualmente em todas as direções.
clip_image003
Um  IRRADIADOR ANISOTRÓPICO irradia energia direcionalmente.
clip_image004
Um  LÓBULO é a área de um padrão de irradiação que está coberta pela irradiação.
Um NULO é a área de um padrão de irradiação que tem mínima irradiação.
clip_image005
CARGA DE ANTENA é o método usado para mudar o comprimento elétrico de uma antena. Isso mantém a antena em ressonância com a freqüência aplicada. Isso é conseguido pela inserção de um indutor ou capacitor variável em série com a antena.
clip_image006
Uma  ANTENA DE MEIA-ONDA (Hertz) consiste de dois comprimentos de haste ou tubos, cada um do tamanho de um-quarto-de-onda a uma determinada freqüência, e que irradia em um padrão circular.
clip_image007
Uma ANTENA DE QUARTO-DE-ONDA (Marconi) é uma antena de meia-onda cortada ao meio, com uma extremidade aterrada.
clip_image008
A TELA DE ATERRAMENTO e o CONTRAPESO são usados para reduzir as perdas causadas pela terra nas vizinhanças imediatamente próximas da antena. A tela de aterramento fica enterrada no solo abaixo da superfície. O contrapeso é instalado acima do solo.
clip_image009
O DIPOLO DOBRADO consiste de um dipolo irradiador, o qual é conectado em paralelo em suas extremidades a um irradiador de meia-onda.
clip_image010
Uma  MATRIZ é uma combinação de elementos de meia-onda, operando em conjunto como uma simples antena. Ela fornece mais ganho e maior direcionabilidade do que antenas de elemento único.
Uma  MATRIZ DIRIGIDA deriva a sua potência diretamente da fonte.
Uma  MATRIZ PARASÍTA deriva sua potência pelo acoplamento de energia de outros elementos da antena.
MATRIZ BIDIRECTIONAL irradia energia igualmente em duas direções opostas.
Uma MATRIZ UNIDIRECIONAL irradia energia eficientemente em uma única direção.
Um CONJUNTO CO-LINEAR tem elementos em linha reta. A Irradiação máxima ocorrem em ângulos retos em relação à essa linha.
Um CONJUNTO LATERAL tem elementos paralelos e no mesmo plano. A irradiação máxima se desenvolve no plano em ângulos retos ao plano de elementos.
clip_image011
A ANTENA DE IRRADIAÇÃO LONGITUDINAL possui elementos paralelos um ao outro e no mesmo plano. A irradiação máxima ocorre ao longo do eixo do conjunto.
clip_image012
HASTES DE CASAMENTO são usadas entre os elementos para manter a corrente na fase adequada.
GANHO DE UMA ANTENA CO-LINEAR é o maior possível quando os elementos estão espaçados de 0,4 a 0,5 do comprimento de onda, ou quando o numero de elementos é aumentado.
GANHO IDEAL DE UM CONJUNTO LATERAL é obtido quando os elementos estão espaçados por 0,65 do comprimento de onda.
Um CONJUNTO PARASITA consiste de um ou mais elementos parasitas com um elemento direcionador. A quantidade de ganho de potencia e direcionabilidade dependem dos comprimentos dos elementos parasitas e do espaçamento entre eles.
clip_image013
CONJUNTOS DE MÚLTIPLOS ELEMENTOS, tais como as antenas YAGI, possuem uma resposta de freqüência estreita bem como uma largura de feixe estreita.
clip_image014
Uma ANTENA DE FIO-LONGO é uma antena do tamanho de um comprimento de onda, ou mais, na freqüência operacional. Essas antenas apresentam padrões direcionais que são acentuados, em ambos os planos horizontal e vertical.
clip_image015
ANTENAS BEVERAGE consistem em um único fio que é duas ou mais vezes maior do que um comprimento de onda.
clip_image016
Uma  ANTENA V é uma antena bi-direcional, constituída por dois fios longos horizontais, dispostos em forma de V.
clip_image017
A ANTENA RÔMBICA usa quatro condutores juntos para formar uma forma rômbica. Essa antena possui uma faixa de freqüência bem ampla, é de construção e manutenção simples, e não é crítica no que concerne à operação e ajustes.
clip_image018
A ANTENA ROLETA consiste de duas antenas de meia-onda, horizontais, montadas em ângulo reto, uma em relação à outra.
clip_image019

Colaboração: Novaeletrônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário