6 de jul. de 2011

Rotor do PY5ZD - Aula de eletrônica e de humanismo

Ando as voltas com a reforma de uma torre e mais uma porção de coisas para que minha estação possa ter melhor qualidade em recepção e transmissão, por conta disto as pesquisas na internet são diárias. Chegou a hora do rotor, além de seu alto custo, fatores como peso acima dos padrões para atender as minhas necessidades, limitações com vibrações entre outros, me fizeram trilhar longo caminho buscando um rotor que atendesse, depois de descartar os comerciais fui para os “feito em casa”, destes o melhor foi o produzido pelo Marcelo Teixeira – PY5ZD, todo o projeto pode ser visualizado em http://www.minha.com.br/py5zd/homemade_rotor.htm

Pois bem, já não bastasse a aula de mecatrônica que o amigo Marcelo Teixeira – PY5ZD nos proporcionou, deu a maior prova de sua presteza, educação e atenção, pois em função de outras inúmeras de atividades eu não estou com tempo hábil para montar o controle, solicitei a ele o auxílio, propondo comprar a parte do circuito. O amigo não tardou a responder o meu email já fiquei surpreso, não respondeu um NÃO como poderia se esperar de uma pessoa comum. Mesmo impossibilitado com todas as suas inúmeras atividades, o amigo tratou de investir muito tempo e estruturou tecnicamente uma resposta, com direito a esquemas eletrônicos e mecânicos – acreditem o cara parou o que estava fazendo para desenhar a minha resposta. Eu tomei isto como uma aula pessoal de humanismo e de prazer em ajudar ao próximo. Um simples NÃO serviria para pessoas simples, aqueles que estão iluminadamente acima da média não se confortam com isto, não se permitem não ajudar, mesmo que aos seus olhos seja uma pequena ajuda.

Obrigado amigo Marcelo, pela aula de cidadania e humanismo, de quebra por me ensinar como montar o circuito.

Grande abraço e parabéns!

Abaixo reproduzo na íntegra o email de resposta do Marcelo PY5ZD, se foi uma aula para mim, certamente poderá ajudar a outros amigos também, a dica é de que vale ir a página indicada acima e estudar o projeto desenvolvido pelo amigo.


Date: Wed, 6 Jul 2011 03:42:50 -0300
From: py5zd@teixeira.eti.br
To: sergiopaiva3@hotmail.com
Subject: Re: Controle do rotor


Olá Sérgio.
Infelizmente eu estou tendo muito pouco (praticamente nenhum) tempo para o hobby. O meu trabalho está consumindo todo tempo que tenho e não sobra quase nada para o radioamadorismo e eletrônica. Vou ficar te devendo. Procure fazer um controle simples, de contatos mecânicos mesmo, ou seja, um anel em volta do eixo com os contatos para indicação da direção e um contato móvel.

1
O circuito eletrônico pode ser então bastante simples. Me parece pelo seu email que você não tem conhecimento de eletrônica. Mas é simples esse circuito.
Um transformador p.ex. de saída para 6V com leds no painel que são alimentados pelos fios que saem dos contatos.

Considerando uma corrente de 20mA para alimentar um led, para 6V você vai ter um resistor de  6/0,020 = 300 ohms. O valor comercial mais próximo é 330 ohms.
É bom medir a saída retificada do transformador, porque se você tiver 6V AC (alternados) na saída do transformador, após retificar (converter para corrente contínua), um valor de corrente alternada se eleva ao valor dela multiplicada por 1,414 (que é a raiz quadrada de 2). Então, se você pegar um transformador que dê na saída p.ex. 9,3V AC:
- Após retificar para CC ficará com 9,3 x 1,414 = 13,2V
- O resistor será de R = 13,2 / 0,020     R = 620 ohms   (valor comercial mais próximo = 680 ohms)
- A potência do resistor, para ele não queimar ou esquentar:  P = resistencia x corrente ao quadrado
P = 680 * 0,020 * 0,020
P = 0,272 Watts
Comercialmente os resistores são de 1/8 W ("um oitavo de watt" = 0,125W), 1/4 W (um quarto de watt = 0,25W), 1/2 (meio watt = 0,5W) , 1W,  5W, etc...
Nesse caso, compraria um resistor de 1/4W ou 1/2 W  Talvez eu esteja detalhando demais.... e você já conheça esse básico... mas de qualquer forma aí vai...

2 


Acima, um circuito com transformador de saída 6V AC e que depois de passar pelo diodo e capacitor, passa a apresentar o valor de 8,5V CC (corrente contínua).
Os leds, o diodo e o capacitor têm lado certo para ligação (lado positivo e lado negativo). No capacitor vem escrito no invólucro. O valor dele pode ser praticamente qualquer um entre 100 e 500 microfarads. A tensão nominal deve ser o dobro da tensão de trabalho (valores comerciais 12V, 16V, 25V, 50V...).
O 1N4001 tem uma linha branca do lado negativo. O led tem o terminal mais longo indicativo do positivo. Diodos e leds se ligados ao contrário não queimam. Mas não deixam passar corrente. O led queimará instantaneamente se ligado sem o resistor.

Eu há muito tempo atrás comecei a criar páginas técnicas sobre assuntos de prova no radioamadorismo... para que o interessado em radioamadorismo não decorasse simplismente as questões de prova. Nunca consegui terminar. Está no meu site como "Conhecimentos técnicos de eletricidade e eletrônica" (http://www.minha.com.br/py5zd/apostila_tecnica_eletronica_eletricidade.html).
Alí, leia o topico 1.2 (http://www.minha.com.br/py5zd/tecnica/1_2_resist_pot_capac.html).

Eu não tenho formação em eletrônica. Tudo que aprendí foi como autodidata e "experimentando"...
Basta tentar...
Boa sorte !
73,

PY5ZD - Marcelo Teixeira
GG54JM - Curitiba PR Brazil

(obs: Todos os direitos de imagens, circuitos e esquemas apresentados aqui, são de propriedade de Marcelo Teixeira – PY5ZD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário