13 de jul de 2011

Sudão do Sul no DXCC

Novo País do DXCC - Soth Sudan (Sudão do Sul) - Ponto de Situação

Contribuição de: CT1END

DiplomasSouth SUDAN DXCC STATUS ---> Por Martti Laine, OH2BH:
Os DXers do mundo inteiro olham já para o dia 09 de Julho próximo, data prevista para a declaração de independência do Sul do Sudão.
Com efeito, esta declaração vai acontecer, mas não garantirá o nascimento de uma nova entidade DXCC, pelo menos naquele exacto momento.
As regras do DXCC estipulam que somente após a adesão do novo país às Nações Unidas e a respectiva atribuição do(s) prefixo do novo país, pela ITU, estrá garantida a aceitação como um novo País do DXCC.
A este caso não se aplica portanto a listagem das "Dependências e Áreas com Soberania Especial" do Departamento de Estado dos USA.
O parecer da ARRL é que não haverá exceções a este caso.
Afirmam ainda que a data do evento - ou seja, declaração de independência – não dará origem a contagem retroactiva dos QSOs feitos a partir dela. (Nota: WFWL > work him first worry later > de certeza que independentemente disto haverá A PARTIR do dia 09 de Julho mega pile-ups e TODAS as antenas estarão voltadas para lá!).
Newington pressupõe ainda que de acordo com o que é habitual a ordem das coisas será a adesão como membro da ONU e depois a atribuição do prefixo ITU, o que levará então à condição de país DXCC.
No entanto a questão relativa à fronteira do país na zona de Abyei, nunca ficou resolvida entre o Norte e o Sul, zona esta onde estão localizadas a maioria das reservas de petróleo.
Ficou acordado no âmbito do Acordo de Paz de 2005, que a questão da fronteira será "resolvida" pelo povo daquela província, no entanto não foi feito qualquer referendo para solucionar a questão. Em vez disso, o Norte (ST2) ocupou esta zona pela força e afirmou que não vai apoiar um Estado independente no sul da região. A questão permanece pois num limbo.
(Http://www.bbc.co.uk/news/world-13560829).
Apesar do projecto da DXpedition (5Z4DZ, ST2AR, W3UR, OH2BH) estar bem encaminhado, não devemos orientar já as antenas para o Sul do Sudão (diz o Martti Laine...)…. O projeto conta com dois conhecidos DXers que se encontram actual, e dum modo permanente, localizados no Sul do Sudão: SM7PKK e YI1DZ/ST2DZ. Deste modo a activação , com qualidade, está garantida, logo que seja conhecido o estatuto de País do DXCC e as questões acima fiquem resolvidas….[TNX OH2BN]
73 do Luis, CT4NH

Nenhum comentário:

Postar um comentário