29 de ago de 2011

Inauguração da estação da Escola de Engenharia da UFRGS

          O radioamadorismo é uma ótima fonte de estudos relacionados à Física, e é exatamente por isso que existe o nosso clube. Pelo mesmo motivo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul inaugurou a Estação Rádio da Escola de Engenharia.

14 - 17.08.2011Inauguração(8)

          A cerimônia aconteceu no dia 17 de agosto. Às 17h30min foi a abertura oficial e o primeiro contato com a nossa estação. No mesmo dia, mais cedo, o Al Azeredo-PU3LTA, seu pai, Sr. Nelson-PY3NLA, e o Al Alff montaram a nossa estação, no laboratório de Física, com tudo preparado para o contato com a estação da UFRGS. Enquanto isso, os alunos Amaral, Ezequiel e Vicente estavam no prédio da Engenharia Elétrica, para o contato com o Colégio. Estavam presentes várias pessoas importantes na sala da inauguração, tais como Ivan Dorneles-PY3IDR, Paulo Ilaga Serafini-PY3BKT, Miguel Zimmerman-PY3MM, responsável técnico pela nossa estação, e alguns diretores da UFRGS.

Inauguração(1)Inauguração(4)

          O contato começou com o Miguel pedindo ao Al Azeredo que enviasse uma foto do brasão da UFRGS, via rádio. Lentamente, a imagem foi se materializando na tela do computador, e todos os presentes ficaram admirados. Após a primeira imagem, foram enviadas mais duas: o brasão da Escola de Engenharia e o símbolo do Clube de Radioamadores do CMPA. Por fim, o Sr. Ivan leu um lindo texto sobre o Landell e o radioamadorismo.

Engenharia Elétrica UFRGS - 17.08.2011 -Inauguração(2)

          Como programado, às 18h00min houve uma palestra com demonstrações: Os Conceitos da Física nos Inventos do Padre Landell de Moura, ministrada pelo tenente Bruscato, no Museu da UFRGS. O tenente Bruscato exibiu uma apresentação de slides, enquanto ia falando sobre a vida e os inventos do padre cientista, e no final fez duas experiências. Uma delas foi a reflexão interna total, que é o princípio da fibra óptica, e a outra a modulação do raio laser, que é o princípio usado por Landell em sua primeira transmissão de voz via ondas eletromagnéticas. O público que estava assistindo à palestra gostou muito da palestra e das demonstrações, alguns até duvidavam do que estavam vendo.

Palestra(1) - CópiaPalestra(2) - Cópia

          Esse evento fez parte do Seminário de Extensão “Por que Padre Landell de Moura foi inovador”, o qual ainda há alguns painéis e mostras.

Fonte: Vanderlei Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário