10 de out. de 2010

Manter Uma repetidora de RF

Entendendo um pouco o que é necessário para se manter uma repetidora no ar.
A lista é grande e certamente vou esquecer alguns itens que os colegas tratarão de adicionar com o tempo. Começa com a escolha do local para instalação da torre, ou você consegue uma permissão por parte de alguém ou terá que pagar um aluguel para manter a repetidora instalada ali, depois é comprar e montar a torre, comprar e montar as antenas, comprar e montar os rádios, comprar e montar fontes de alimentação, para rádio, antena e fonte você tem que ter equipamentos similares para reposição durante os períodos de manutenção. Claro que será preciso comprar cabos, conectores, fios, cabos de aço, chumbadores e etc etc etc. Nenhuma estação repetidora que se preze sai por menos de R$ 20.000,00 para a sua implantação.
Muito bem, ai tem as manutenções preventivas trimestral, semestral, anual e mais as manutenções corretivas emergenciais. Queimou um rádio ou uma fonte tem que ser substituído ou fica fora do ar, antena desposicionou tem que subir e reposicionar... e por ai vai, são custos e mais custos. 

Quem as mantém uma repetidora?
Normalmente uma repetidora é mantida por uma associação de radioamadores, pois é exigência da Anatel (órgão que regulamenta as telecomunicações no Brasil) que seja desse modo. Também é comum que no início da criação de uma repetidora seja apenas um grupo de radioamadores os responsáveis, mas no fim sempre acaba tendo que ter o respaldo de uma associação. Radioamadores que cuidam da manutenção de uma repetidora são conhecidos como mantenedores. Vale dizer aqui que a Anatel não custeia as despesas para implantar ou manter uma repetidora, sua missão é só fiscalizar, quem paga a conta são os mantenedores e é claro os usuários de uma repetidora – pelo menos deveriam ajudar a manter.

Diagrama básico de uma repetidora
Um diagrama básico para uma estação repetidora é apresentado na figura abaixo. Com um receptor para receber o sinal de entrada, uma placa controladora para controlar as tarefas (timers, bips, identificação, liga desliga remoto, etc), um transmissor para transmitir o sinal e um duplexador para compartilhar uma única antena para o receptor e transmissor.




Por que eu disse tudo isso que a grande maioria dos radioamadores já sabe?
Para incentivar as colaborações para as repetidoras, ajude a repetidora que você usa para os seus QSO´s. Contribua com o que você pode, se cada radioamador destinar R$ 10,00 todos os meses será possível manter uma boa repetidora, criar um clube, encontros e muitos outros eventos.
Outra ajuda é identificar os que fazem baderna na repetidora, deixe um recado no Blog ou site da repetidora com as informações necessárias para identificar o baderneiro – não é necessário se identificar. Os colegas que não possuem indicativo não necessariamente baderneiros, apenas ainda não tem indicativos. e devem ser tratados com todo o respeito e atenção. A maioria dos que fazem “zorra” são prefixados velhos de rádio, revoltados, descontentes ou ruins por natureza e são estes que devem ser banidos, esta é a hora que entra a fiscalização da ANATEL, como já fizeram em Caieiras, Jundiaí, Sorocaba, Valinhos e Campinas – lacram a estação, apreendem o rádio e o operador é processado pela Justiça Federal.

Este texto foi uma daptação do escrito por  PY2JF João Roberto Gandara

2 comentários:

  1. Prezado Sérgio,

    Parabéns pelo Blog, realmente começou bem e tenho certeza que irá ficar ainda melhor. Aproveito a oportunidade para informar que estão disponíveis nos links abaixo, manuais de alguns transceptores e demais equipamentos em português BR para download. Caso queira, fique à vontade para divulgar em seu Blog.

    Marcos Roberto Palhares
    PU2RUD – HAM Station

    ResponderExcluir
  2. Meus sinceros comprimentos Sr.sergio ainda nao tenho indicativo mas se Deus quizer logo terei,farei a prova em indaiatuba,mas mesmo assim gostaria de colaborar com a repetidora terra da uva,sou guarda municipal na cidade de varzea pta.e estou feliz em fazer parte desta familia que a cada dia vem crescendo,mande um email.para mim no que eu puder eu vou ajudar tenha um bom final de semana.

    Benedito de Oliveira Oliveira

    ResponderExcluir