19 de out. de 2010

Projeto de torre para o Rafael de Itupeva – PU2SEA

Normalmente os que desconhecem a implantação de uma torre se preocupam somente com a torre, o que nesta operação é meio e não fim, pois o fim é manter a antena na altura desejada pelo tempo planejado, oferecendo segurança a todos e aos equipamentos nela instalados.

“Isto nunca acontece comigo”, cada vez que escuto alguém dizendo isto, o meu nível de preocupação aumenta. São os projetistas de final de semana, que acabam tendo mais sorte de que juízo, até que alguma coisa errada aconteça, como no exemplo abaixo.


No caso da torre da foto encontramos inúmeros erros em sua implantação, o tipo de fixação de base, formato de ascendência da base, comprimento dos módulos, fixação entre módulos, espaçamento dos esteios e no laudo da perícia ficou claro que não foram feitos projeto e análises do local de implantação. Ou seja, “Isto nunca tinha acontecido com ele...”.

Mas vamos ao projeto do Rafel – PU2-SEA.

Todo o trabalho inicia com a análise climática da região de Itupeva, conhecer as ocorrências climáticas, confesso que foi uma surpresa. Projetar torres também é cultura.
Registros confirmam que passam de 2 a 3 tornados por ano em Itupeva, atingindo velocidades de 250 Km/hora. Surpreendi-me e fui buscar maiores informações e filmes, existem registros filmados de 24/05/2005 de um dos maiores tornados do Brasil. Prepare a pipoca e vá assistir no Youtube, busque por “ventania em Itupeva” no Google e se surpreenda também.

Continuando a análise climática analisei as condições de temperatura mínima e máxima, precipitação de chuva e pressão estática e dinâmica do vento:




Esta torre tem 25 metros de altura:




Bases de concreto para estaio:


A estrutura metálica ideal para este caso é triangular, com módulos de 2 metros de comprimento. Uma atenção especial é para a base da torre, não fixe a base com prisioneiros chumbados no concreto, a base deve ser destacada do chão, o que permite a inspeção de corrosão dos parafusos de fixação e a substituição periódica destes.

Utilize parafusos com arruela lisa e arruela de pressão para a fixação na base correta, conforme esta abaixo:

Pintura com pistola garantemelhor aderência e economia de tinta, recomendações de praxe, duas demãos de zarcão, uma de fundo e a ultima com a cor padrão de torre - Laranja forte e branco em módulos alternados.


Atenção para a fixação dos esticadores, estes devem ser fixos durante a montagem da torre e nunca no término! Observe no desenho acima as distâncias entre eles, use o cabo de aço e os esticadores corretamente.

Observações finais e nem por isto menos importantes, na dúvida contrate um profissional para fazer o serviço, a economia pode sair muito caro. Se os amigos vão ajudar a montar é muito legal, mas atenção para os afoitos, deixe que o comprovadamente mais experiente assuma a liderança e ele escolherá os de sua confiança para subir na torre.

Este projeto é meramente ilustrativo, não é um projeto real e por tanto não sou responsável pelos resultados de sua implantação.

Ao amigo Rafael ficam aqui as minhas dicas e um projeto básico, pessoalmente te passo os detalhes técnicos.

Forte 73 a todos!

12 comentários:

  1. ÓTIMAS DICAS, TANTO NO QUESITO TÉCNICO QUANTO DE SEGURANÇA E FUNCIONALIDADE.

    PARABÉNS PELO PROJETO.

    Edivone Lopes - Engº Ind. Mecânico - Bocaiuva - MG

    ResponderExcluir
  2. Belissimo projeto de torre, rico em detalhes, coisa profissional, posso copiar?

    ResponderExcluir
  3. Eu segui o seu projeto passo a passo, ficou ótimo, dá trabalho mas ficou feito para a vida toda, gostaria de agradecer muito e perguntar se você tem algum projeto para rotores auxiliares em torre.

    Obrigado,
    Armando Coutinho
    Engo. Elétrico - Dracena - MG

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo,

    Agradecemos pela liberação do projeto, implantamos aqui na Escola Agrícola de Mundaú, projeto simples e muito bem feito. Ficou ótimo e gostaríamos de convidá-lo para conhecer in-loco.

    Emílio Arantes
    Dir. Tecnologia da Comunicação

    ResponderExcluir
  5. muito bom esse blog,ajudou muito,valeu

    ResponderExcluir
  6. eu gostei muito do projeto,me add ai raydamlay@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amigo, estou para montar uma torre em cima de uma lage, a casa tem 10x30 e a torre tem 24 metros.

    Com relação a base, já sei como fazer 60x60x60.
    Mas com relação ao estaio, não sei se meu terreno tem o tamanho necessario para fazer o esticamento.

    Vi em um pdf da Icasol, que dizia o seguinte: A distancia do esticador para a torre, tem que ser de 33% da altura da torre. Sendo assim, 24m seria uns 8m de distancia para os esticadores e tenho 10, melhor ainda, queria saber, se essa informação procede?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Amigo, estou para montar uma torre em cima de uma lage, a casa tem 10x30 e a torre tem 24 metros.

    Com relação a base, já sei como fazer 60x60x60.
    Mas com relação ao estaio, não sei se meu terreno tem o tamanho necessario para fazer o esticamento.

    Vi em um pdf da Icasol, que dizia o seguinte: A distancia do esticador para a torre, tem que ser de 33% da altura da torre. Sendo assim, 24m seria uns 8m de distancia para os esticadores e tenho 10, melhor ainda, queria saber, se essa informação procede?

    saraivafillho@gmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Carlos Alexandre!

    Boa tarde amigo, as medidas são proporcionais, pode utilizar o mesmo cálculo apresentado no projeto da torre do Rafael. Caso queira um estudo histórico do clima e ventos em sua região, me mande a localização.

    Um abraço e bos sorte!
    Sérgio Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio Paiva
      A gente sabe que a torre mede 25 metros de altura,também sabemos que a base de concreto é 60/60/60/60 cm certo. O triangulo que começa da fiquisação da torre é de 20/20/20/20 certo. Mas agora eu quero saber Sérgio qual é a medida das cantoneiras é dos ferros para construção da torre?

      Um grande Abraço: Sergio Paiva
      PY5CAR CARLOS

      Excluir
  10. ESTRUTURA
    Colunas: Em chapa galvanizada de 2mm.
    Diagonais: : Em chapa galvanizada de 2mm..
    Secção Transversal: Triangular : 33cm x 33cm x 33cm.

    Icasol

    ResponderExcluir