19 de abr. de 2011

A ARTE E A HABILIDADE DA RADIOTELEGRAFIA

Confesso que nunca tive muita paciência para aprender CW, aprende-se o básico para uma provinha e pronto, mas encontrei um manual para aprender, usar, aperfeiçoar e gostar do Código Morse Internacional, como um meio de comunicação, como diz a sua própria descrição, que tem me ajudado e muito

William G. Pierpont - N0HFF
“What Hath God Wrought” *
*NT: Estas palavra em ingles antigo foram as primeiras transmitidas no codigo morse em telegrafo de fio e significam “Como disse o Senhor!”
TRADUÇÃO BRASILEIRA

O presente trabalho tem a intenção de tornar estas informações disponíveis para um maior numero de interessados. Este livro esta disponível na internet e portanto pode ser usado como divulgação do CW livremente. Não é uma obra nem técnica e nem literária e foi escrita como uma compilação de diversas fontes, textos e também tem até o depoimento pessoal de algumas pessoas. Por esta razão tem um estilo particular e é meramente informativo. Na tradução procurou-se ser o mais fiel possível (o que não é fácil!) e também foram adicionadas algumas explicações e comentários com dois objetivos. Primeiro como olivro sempre se refere aos Estados Unidos, procurou-se explicar certos pontos (siglas americanas, estados, etc) para que ele não perdesse o sentido de realidade, se distanciando muito do radioamadorismo brasileiro. O segundo objetivo dos comentários é tentar manter o livro atualizado. Este livro foi escrito há anos passados e também tem alguns aspectos históricos do CW. Está edição já tem algumas atualizações e os comentários procuram trazer a atualização para os dias atuais. Os comentários da tradução estão sempre em negrito/itálico e precedidos das letras NT.
Esperamos poder contribuir para que a prática da telegrafia continue sendo uma atividade dos radioamadores , mesmo que se torne simplesmente optativa, perdendo a obrigatoriedade para obtenção da licença, que é uma perspectiva próxima. Para nós a prática do CW sempre vai distinguir e categorizar o radioamador.
Rui C.Biscaia PY5BS
http://pt.scribd.com/doc/4891032/arte-da-telegrafia

Nenhum comentário:

Postar um comentário