13 de set. de 2011

A Primeira Radioamadora Brasileira

 
Odette Cecy Chaves A primeira mulher a operar uma estação de radioamador no Brasil.

Odette Cecy Chaves começou a operar como radioamadora com indicativo de BZ7AB ,Belém-PA , a partir de 1926 , (data do inicio de operações não restaram registros ) . O grande motivador para o ingresso no radioamadorismo foi seu pai , Américo Lins de Vasconcellos , que através de revistas norte-americanas se empolgou pelo radioamadorismo . Na época , os radioamadores operavam exclusivamente em telegrafia , motivo era que a fonia ainda era difícil a realização . Observando que não era bom em telegrafia o pai de Odette organizou um "cursinho " com auxilio de um técnico e professor dos Correios e Telégrafos , e os alunos era os membros da família . Entre todos os alunos apenas dois concluíram o curso , Odtte e seu primo Alberto Mota Filho , que submeteram aos exames de habilitação e foram aprovados.

Seu pai construiu uma estação e Odette começou a operar com BZ7AB seu indicativo ,E realizou diversos contatos com Rio de Janeiro , São Paulo ,Santos e com as outras poucas que existiam na época . Depois realizou DX com quase todos os países que existia radioamadorismo , sendo considerada como um grande sucesso o fato de ser mulher e radioamadora (YL) na atividade que praticamente só existia homens . Odette recebeu e enviou cartões e fotos ,infelizmente não se pode mostrar algo pois foram extraviados em viagem feita para São Paulo , nos anos trinta . Segundo as suas lembranças se recorda do contato que mais lhe emocionou , um contato com um submarino ; e , do operador marinheiro recebeu uma foto e QSL .

Houveram muitas modificações na sua estação e Odette nunca chegou a operar em fonia - teve aumento de potência de 7.5 watts para 15 watts ; isto foi comprovado em QSL remetido a José Luis de Novais , SB1AZ , em junho de 1927. Muitos pesquisadores pensavam mas não se confirma , Odette nunca foi telegrafista profissional . Ainda usou os seguintes indicativos : BZ7AB , SB7AB , PY7AB e seu ultimo indicativo PY8AB .

A partir de 1930 , Odette , com sua família começou a fazer freqüentes viagens e começou a declinar a sua atuação radioamadorísticas , comprova-se através das revistas QTC de 1930 a 1934 a total ausência de estações do Norte do Brasil .Foi escrito nas pág 63 de QTC num.3 (janeiro de 1935 ).

Lê-se "Pará , Amazonas , Acre , Perfeito QRT . PY7AB , que foi sempre uma entusiasta do radioamadorismo , não se fez mais ouvir . É pena , porque ela era sempre ouvida com grande prazer .

Em pesquisas feitas por Geraldo Pessanha dos Santos e por AN-EP ( estas pelas leituras da LABRE à revista QTC constaram o seguinte , em ato publicado no Diário Oficial de 23/04/1932 , o Ministério da Aviação do Governo Provisório , determinou a cassação da licença de Odette , para estação transmissora instalada em sua residência (o referido ato não menciona a estação de radioamador ou indicativo ou mesmo o tipo de estação.

Em 14 de janeiro de 1938 o nome de Odette Cecy Chaves deixa de constar na lista de radioamadores do Pará . (Ocasionalmente houve inclusão em outras listas ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário